quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

we love risoto!!!

Como todo mundo deve saber eu sou apaixonadaaa por risoto! Vou tentar explicar pra vocês como fazer um risoto, é muito fácil na verdade, a base é praticamente a mesma pra todos, e você mistura os ingredientes que quiser nele. O ultimo que eu fiz foi de presunto parma, queijo brie, rúcula e shitake.


Ingredientes: Manteiga, rúcula, presunto parma, shitake, queijo brie, queijo parmesão (grana padano), cebola, arroz arbóreo, vinho branco, e eu esqueci de colocar na foto o caldo de legumes.

Refogue um pouco de cebola picada na manteiga, adicione o arroz. Mexa bem o arroz, misturando à cebola; nesta hora o arroz começa a soltar seu amido, o qual é o responsável pela cremosidade do seu prato.

Passado esta parte, está na hora do vinho branco; use um vinho seco. Deixe o vinho quase secar totalmente; só aí comece com o caldo. O risoto é um prato que quanto mais se mexe, melhor fica, então, mexa isso sem parar! No começo, você pode colocar duas em duas conchas do caldo, mas a partir do meio do cozimento, coloque de uma em uma, para que não erre na quantidade de líquido. Você terá que mexer por uns 20 minutos mais ou menos e adicionar os ingredientes (no caso do shitake secco tive que colocar ele uma meia pra desidratar numa agua morna antes de tudo).


O caldo é feito com uma panela de agua e um tablete de caldo de legumes, coloque no fogão pra esquentar uns 10 minutos.
 
Agora o final do cozimento; quando notar que o grão está já na quase no ponto, adicione mais manteiga e um bom grana padano ralado. Mexe com mais rapidez, isso trará ao arroz mais brilho e cremosidade. Ao acabar, nada de descansar o arroz por cinco minutos, como dizem por aí. SIRVA NA HORA. Risoto bom é risoto comido na hora; depois vira uma argamassa!



 Massss se sobrou risoto tenho uma boa dica também, que é o bolinho de risoto! fica uma delicia!

Ingredientes: 2 ovos, farinha de rosca.
Misture o risoto como um ovo em uma vasilha, use o outro ovo para empanar o bolinho, passando-o na farinha de rosca em seguida frite em uma panela com óleo quente, pronto!




2 comentários: